Neste mês, mulheres com 40 anos ou mais, ou que apresentem sintomas ou alterações nas mamas, podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação e encaminhamento para exames
As Unidades estão operando em regime de porta aberta ao longo de todo o mês, sem necessidade de agendamento. As mulheres têm acesso facilitado aos exames preventivos, com foco no cuidado integral à saúde feminina.
A mamografia, exame fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama, está disponível para mulheres a partir dos 40 anos, com rastreamento ativo até os 74. A detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura, que ultrapassam 90% nos casos identificados em estágio inicial.
Já o exame citopatológico (Papanicolau), indicado para mulheres entre 25 e 64 anos que já iniciaram a vida sexual, também pode ser realizado por demanda espontânea, sem necessidade de pedido médico. O exame permite identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero, possibilitando tratamento preventivo e evitando a progressão da doença.
Quando houver necessidade de exames complementares, a equipe da UBS emitirá um chequinho de encaminhamento, assegurando a continuidade do atendimento e o retorno garantido à unidade de origem.
O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, reforça a importância do rastreamento: “A mamografia é um exame que permite detectar o câncer em seu estágio inicial, quando as chances de cura superam 90%. Daí a importância dessa avaliação profissional”.
De acordo com a publicação “Controle do Câncer de Mama no Brasil: Dados e Números 2025”, do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 4,4 milhões de mamografias em 2024, sendo 2,6 milhões em mulheres da faixa etária prioritária, de 50 a 74 anos.
O estudo também aponta uma projeção de 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025, mas destaca uma tendência de queda na mortalidade entre mulheres de 40 a 49 anos, reforçando a eficácia do diagnóstico precoce.
Neste contexto, o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, faz um apelo às mulheres: “Durante todo o ano, e especialmente agora, convidamos todas a aproveitarem essa oportunidade de cuidado. Conversem com as equipes de saúde, conheçam os serviços disponíveis e cuidem-se com o apoio profissional. Isso pode ser determinante para viver mais e melhor. ”