Prefeitura de Luziânia reforça apoio à ALAP e à preservação da história de Santa Luzia

Em reunião nesta sexta (10), prefeito Diego Sorgatto sinaliza convênio e estuda viabilizar sede própria para a Academia de Letras e Artes do Planalto



O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, recebeu na manhã desta sexta-feira (10) a diretoria da Academia de Letras e Artes do Planalto (ALAP) para tratar de pautas voltadas à valorização da instituição e à preservação da história de Santa Luzia.


O encontro reforça o compromisso da gestão municipal com a arte, a cultura e a memória histórica do Planalto Central — região de relevância para Goiás e para o Brasil. Durante a reunião, o prefeito sinalizou apoio à Academia por meio da celebração de um convênio e discutiu alternativas para viabilizar a construção da sede própria da entidade.


O presidente da ALAP, Eliézer Bispo, destacou a receptividade do Executivo: “O prefeito Diego é um gestor capacitado e visionário, que administra de forma brilhante as demandas do presente, é comprometido com o futuro de Luziânia, mas também tem os olhos voltados para a preservação cultural e histórica do Planalto Central. Ficamos muito felizes com sua receptividade e empenho em ajudar a instituição.”


O prefeito Diego Sorgatto ressaltou a importância da cultura e do resgate histórico para o desenvolvimento do município: 

“Luziânia tem uma história rica, que precisa ser preservada e valorizada. A Academia de Letras e Artes do Planalto é um símbolo dessa identidade cultural e merece todo nosso apoio. Vamos trabalhar juntos para fortalecer essa instituição e garantir que a história de Santa Luzia continue viva nas próximas gerações.”


Ex-presidente da ALAP e vereador, Tiago Machado, também destacou o impacto positivo do apoio do Executivo: “A ALAP é patrimônio intelectual de Luziânia e do Planalto Central. O apoio da Prefeitura — com convênio e a possibilidade de uma sede própria — dá condições para que nossos escritores, artistas e pesquisadores produzam mais, cheguem às escolas, aos bairros e às novas gerações. É um passo decisivo para preservar o passado e inspirar o futuro.”


Fundada por intelectuais de Luziânia e região em 13 de dezembro de 1976, a Academia se prepara para celebrar seu Jubileu de Ouro em 2026, com uma programação especial alusiva aos 50 anos de fundação.


Também participaram do encontro o vice-presidente Cairo Resende, a secretária Shirlan Braz, os acadêmicos Jarbas Marques, Gastão Leite e Orlando Pinheiro, além das colaboradoras Valquíria Souza e Marília Borges.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB
BRB
BRB