Crescimento do short stay impulsiona demanda por compactos

 Decorado Obliq Consciente (Crédito - Divulgação Consciente Construtora e Incorporadora) 

 

Alta procura por unidades menores em grandes cidades e avanço da locação de curta duração criam ambiente favorável para empreendimentos flexíveis

A busca por moradias compactas e formatos flexíveis de ocupação segue avançando no país, impulsionada por mudanças no estilo de vida e pela valorização de soluções funcionais nas áreas urbanas. O movimento também é reforçado pelo crescimento da locação de curta duração. Entre 2019 e 2022, o número de imóveis destinados ao short stay aumentou cerca de 70% no Brasil, segundo análise do Imobi Report, publicação especializada no setor imobiliário.

Ao mesmo tempo, a atratividade financeira desse tipo de uso chama a atenção de investidores. Levantamento do portal da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) em parceria com o QuintoAndar aponta que a rentabilidade média do aluguel residencial nas principais regiões metropolitanas chegou a 19,1% ao ano, o que mostra o interesse por modelos versáteis de ocupação.

Esse movimento abre espaço para empreendimentos concebidos para atender tanto quem deseja morar quanto quem busca investir em locação flexível. Exemplo deste novo segmento é o Obliq Consciente, da Consciente Construtora e Incorporadora, que oferece unidades compactas, infraestrutura e localização estratégica voltada para rotinas dinâmicas e estadias de curta ou média duração.

O projeto arquitetônico foi pensado para otimizar funcionalidade e circulação, contando com unidades 100% em alvenaria, estúdios bem distribuídos e áreas comuns desenhadas para atender demandas de quem mora e de quem utiliza o imóvel por períodos mais curtos. O empreendimento reúne ainda itens como lobby, áreas de convivência, opções de lazer compacto e estrutura adequada para o público que busca praticidade e deslocamentos rápidos no dia a dia.

Para a diretora de empreendimentos da incorporadora, Camila Inácio, as mudanças no comportamento de moradia mostram que as pessoas têm priorizado praticidade, mobilidade e formatos de uso mais adaptáveis. “O crescimento do short stay sinaliza um mercado que valoriza flexibilidade e localização, características muito presentes nos compactos urbanos”, afirma.

Compactos com estrutura adequada ao uso dinâmico

A combinação entre tipologia compacta, infraestrutura urbana e a tendência crescente da locação flexível faz do Obliq Consciente um empreendimento alinhado às novas dinâmicas do mercado imobiliário brasileiro.

“Ao observarmos o avanço dos studios e a consolidação do short stay, percebemos que projetos compactos bem localizados passam a atender dois perfis ao mesmo tempo: quem busca um lugar funcional para morar e quem enxerga potencial de retorno em locações de curta duração. O Obliq nasce inserido nesse contexto”, completa Camila.

Alta liquidez de mercado

A tendência de unidades compactas voltadas para uso dinâmico e locação flexível também ganha força em Goiânia com o Volt C-220, último lançamento da EBM Desenvolvimento Imobiliário no Jardim América, um dos bairros mais procurados para compra e que figura entre os três mais buscados para locação na capital, de acordo com o DataZAP. O empreendimento atende esse perfil com tipologias de studios de 40 metros quadrados e unidades de duas suítes com lavabo que vão de 64 a 70 metros quadrados, formatos de alta liquidez e valorização acima de 40% nos últimos anos, segundo dados internos da EBM.

Decorado Volt C-220 (Crédito - Divulgação EBM Desenvolvimento Imobiliário) 

Entendendo o avanço do mercado de short stay na capital, Marcos Túlio Campos, diretor de Incorporação da EBM, destaca a parceria estratégica do Volt C-220 com a Housi, plataforma líder em moradia sob demanda que conecta serviços físicos e digitais para facilitar a rotina de moradores e visitantes. “O formato garante maior rentabilidade e inadimplência zero, já que o cliente paga somente após o uso, além de simplificar a vida do investidor e do morador. A parceria reforça a vocação do Volt para atender tanto o público residente quanto o crescente mercado de short stay”, afirma.

Ainda segundo o diretor, cerca de 30% dos compradores de studios e apartamentos de duas suítes são de fora de Goiânia, um indicador do fortalecimento da cidade como polo de atração imobiliária. O último Censo do IBGE aponta que Goiás teve o segundo maior fluxo migratório do país, com cerca de 2 milhões de pessoas vindas de outros estados — movimento que impacta diretamente o mercado de locação e a busca por produtos bem localizados e de fácil gestão. “O Volt C-220 reúne atributos que se alinham às novas demandas do mercado: tecnologia, conectividade, conveniência e localização estratégica. É um produto de alta liquidez, especialmente para investidores voltados à locação por temporada ou de médio prazo”, conclui.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB
BRB
BRB