Campanhas de fim de ano mobilizam empresas, colaboradores e comunidade em iniciativas de impacto social
Embora concentradas no calendário de fim de ano, as campanhas solidárias promovidas por empresas evidenciam um movimento social mais amplo no país. Segundo a Pesquisa Doação Brasil, cerca de 8 em cada 10 brasileiros realizam algum tipo de doação ao longo do ano, o que reforça o papel do Natal como catalisador de práticas de solidariedade que ultrapassam as datas comemorativas. Em Goiânia, ações do setor imobiliário mostram como o engajamento coletivo pode gerar impacto social – e fortalecer vínculos duradouros com a comunidade.
O Instituto +Brasal e a Brasal Incorporações são um exemplo desse compromisso, pois encerraram em 2025 mais uma edição da campanha “Troca de Sorrisos – Natal”. A iniciativa mobilizou a doação de brinquedos, calçados e roupas infantis destinados às crianças atendidas pela Associação Tio Cleobaldo, com ponto de coleta na Central de Decorados da Brasal Incorporações, na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista. A ação reforça o compromisso das instituições com o acolhimento e a promoção do bem-estar social, especialmente durante o período natalino.
Iniciativas semelhantes também marcaram o calendário de fim de ano da Dinâmica Incorporadora. Em 2025, a empresa apoiou mais uma edição da ação solidária realizada em parceria com o projeto 12vezes25, que promove a adoção de cartinhas de Natal escritas por crianças atendidas por instituições sociais, contribuindo para tornar o período mais leve para famílias em situação de vulnerabilidade.
A adoção das cartinhas foi realizada pelos colaboradores da Dinâmica, que se mobilizaram voluntariamente para atender aos pedidos. A empresa atuou como intermediadora da ação, organizando a coleta dos presentes e realizando a entrega no dia 14 de dezembro. As cartas foram escritas por crianças atendidas por duas instituições parceiras: o Posto de Assistência Espírita Bezerra de Menezes e a Creche/CEI Dona Filinha.
Para a diretora de incorporações, Patrícia Garrote, a participação na iniciativa reforça a importância de estreitar laços com as instituições sociais. “O Natal Solidário é uma oportunidade de estarmos próximos das instituições que fazem diferença real na vida de tantas famílias. É uma manhã simples, mas cheia de significado, em que somamos esforços para levar um pouco mais de alegria às crianças e à comunidade”, destaca.
Impacto que permanece
A EBM Desenvolvimento Imobiliário, por sua vez, tem promovido ao longo dos anos ações que vão desde reformas em instituições dedicadas à educação infantil até projetos de desenvolvimento pessoal e profissional para equipes que atuam em suas obras. Esse compromisso também se reflete na criação da Esfera, plataforma dedicada exclusivamente às práticas ESG da empresa. Na capital, a empresa é ainda reconhecida por associar sua programação de Natal a ações solidárias — iniciativa que chegou, em 2025, à sua quinta edição.
Anualmente, o público que participa da programação é convidado a doar ao menos um item de material escolar por pessoa, campanha que se estende para além do período das festividades. Em janeiro, a EBM dobra o volume arrecadado e realiza a entrega a instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Para a head de Comunicação e Marketing da EBM, Lohanne Assis, o engajamento recorrente do público ao longo dos últimos anos reforça a força da iniciativa. “São ações construídas de forma coletiva, com a participação ativa da comunidade, o que amplia o alcance do projeto e fortalece o propósito da empresa”, afirma.
Ao longo das edições, a programação solidária também incorporou iniciativas voltadas à inclusão. Em 2023, por exemplo, a EBM promoveu uma programação especial de Natal dedicada a crianças autistas e seus familiares, em parceria com o Núcleo de Intervenção Comportamental. A ação contou com atividades conduzidas por especialistas e ambiente com regulação sensorial, pensado para acolher o público de forma segura e confortável. “Esse envolvimento da comunidade nos enche de orgulho e nos estimula a ampliar, a cada ano, o impacto positivo das nossas ações”, completa Lohanne.
Engajamento com influenciadores
A Opus Incorporadora também realizou, pela 3ª vez, a campanha beneficente Natal Presente Opus, que destinou R$ 100 mil a quatro instituições. Personalidades goianas de diferentes segmentos foram convidadas para apadrinhar as instituições e mobilizar seus seguidores nas redes sociais, incentivando-os a votar na causa que representam. Ao final da campanha, todas as instituições foram contempladas: a mais votada recebeu 40% do valor — R$ 40 mil — enquanto as demais dividiram os 60% restantes, com R$ 20 mil cada. O Centro de Valorização da Mulher (CEVAM) foi a instituição escolhida pela nutricionista Carol Morais (@carolmoraiscozinha). O Lar para Idosos São Vicente de Paulo, instituição centenária de Pirenópolis, foi apadrinhado pelo empresário de hotelaria e gastronomia Marcelo Sáfadi (@marcelo_safadi). Já empresária do ramo automobilístico Marine Caiado (@acelerecommarine) apadrinhou o Solar Colombino Augusto de Bastos, Instituição de Longa Permanência para Idosos e a empresária e mentora de marketing Marcela Cunha (@marcelacunhamkt) apoia o Projeto Juntas, criado para atender demandas de Pessoas com Deficiência.
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