Seminário internacional em Goiânia, liderado pelo Senai, debate a segurança de máquinas

 A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) sediou esta semana (25 e 26/9) a 3ª edição do Seminário Internacional de Segurança de Máquinas (Sisemaq), que foi realizado pela primeira vez em Goiânia, na Casa da Indústria. A iniciativa é fruto do protagonismo do Instituto Senai de Tecnologia em Automação Industrial, unidade de Goiânia referência nacional em consultorias e projetos de adequação à NR‑12 – norma regulamentadora que estabelece requisitos mínimos para projetar, instalar e operar máquinas de forma segura. Desde 2014, o instituto tem desempenhado papel importante na difusão de boas práticas que preservam vidas e evitam acidentes graves no ambiente industrial.


A programação incluiu temas centrais para a indústria contemporânea, como as atualizações da NR‑12, normas ISSO internacionais, robótica, veículos autônomos, manufatura inteligente e cibersegurança aplicada ao setor produtivo. Entre os palestrantes, nomes de destaque como Christoph Preusse, especialista em prevenção e normalização da BGHM, e Otto Goernemann, presidente dos Comitês Técnicos de Segurança de Máquinas da ISSO e do CEN, além do auditor fiscal do trabalho Ricardo Rosa, coordenador nacional do Projeto de Fiscalização de Máquinas.

Na abertura do evento, o gerente do IST Automação, Joel Mário de Souza, destacou a relevância da atuação do Senai Goiás na área de segurança de máquinas, a conquista inédita de sediar o seminário, e a importância de reunir especialistas de renome mundial para debater os avanços normativos e tecnológicos no setor. “Há 11 anos, o Senai mantém um núcleo especializado em consultoria para a NR‑12, atuando não apenas dentro do Estado, mas também em outros Estados. Desde 2017, participamos ativamente do Comitê Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas para a Segurança de Máquinas de Uso Geral. Graças à nossa atuação nesse comitê, à força da indústria goiana e ao relacionamento estreito da Fieg com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, a ABNT, a Abimaq e a ISSO aprovaram a realização da 3ª edição do seminário aqui em Goiânia. Para nós, é um reconhecimento único do trabalho desenvolvido pelo Senai e por toda a indústria goiana”, ressaltou.

Conexão indústria e sociedade

O superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Nivaldo dos Santos, reforçou a relevância da segurança como valor essencial para a indústria e seus trabalhadores, a necessidade de atualização normativa e a importância da união entre governo, empresas e sociedade para enfrentar os novos desafios. “É um momento de unir conhecimento científico, aplicação prática e regulamentação para que a indústria esteja preparada para os novos desafios.”

Além das discussões técnicas, o evento fortaleceu a articulação entre fabricantes e entidades de diferentes regiões do País, promovendo conexões para o avanço do setor. “A realização do Sisemaq em Goiânia reforça a importância de disseminar informações qualificadas sobre segurança de máquinas em todo o País. Mais do que atender à legislação, trata‑se de construir uma cultura de prevenção, essencial para reduzir riscos, aumentar a produtividade e garantir o desenvolvimento sustentável da indústria”, explicou o superintendente de Mercado Interno da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos/Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (Abimaq/Sindimaq), Marcos Perez.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB
BRB
BRB
BRB